Bolas caseiras
Continuo a praticar com a minha MFP, testando novas receitas, conhecendo melhor as farinhas e técnicas para as trabalhar, resolvi pegar na receita Cinha das Bolinhas Rápidas e fiz algumas para consumo caseiro. Não segui à letra a receita dela, não ficaram nada más mas podiam ficar melhor, coisa que confirmarei na próxima vez que voltar a faze-las.
Para começar, os ingredientes:
200 ml água (melhor 250)
100 ml leite magro (melhor 50)
500 g farinha trigo
25 g fermento seco
1 colher sopa sal
1 colher sopa açúcar
sementes linhaça para a massa
sementes sésamo, papoila e alfafa para polvilhar
Preparação:
Eu optei por fazer a massa na MFP no programa “Amassar”. Quando ela acabar de amassar o preparado (não é quando acabar de levedar!), retirei pequenos pedaços e moldei-os a gosto de modo a fazer pequenas bolas e deitei-as sobre o papel vegetal no tabuleiro de ir ao forno. Pincelei depois a parte de cima das bolas com água e polvilhei-as com sementes, umas com sementes de papoila, outras com sementes de sésamo e outras com sementes de alfafa mas podem optar por outras. E o resultado ficou assim:
Após todo este trabalho cansativo, deixei-as repousar sob um pano até que crescessem pelo menos o dobro do tamanho. Entretanto liga-se o forno para uns 200º para que fique no ponto quando as bolas ficarem crescidas. Vão então ao forno uns 20 a 25 minutos até começarem a apanhar uma corzinha e não quando ficarem já castanhas como fiz e como estão nas fotos:
Esta cor quer dizer que ficaram uns 5 minutos mais no forno e ficaram com uma côdea um pouco mais dura do que devia ficar. São este pequenos pormenores que temos que ir aprendendo na marra. Mas mesmo assim ficaram muito bons!
São servidos?
E bom proveito!
Eu sou servida, sai um quentinho com manteiga…
Viva
Vou ver se ponho uma no servidor para depois tu fazeres o download 🙂
Cumps
RedTuxer