Início > Farinhas > Farinhas para a MFP, as do Lidl

Farinhas para a MFP, as do Lidl

Já tinha aqui escrito sobre as farinhas da Nacional, vou falar agora um pouco das excelentes farinhas do Lidl. As farinhas preparadas para a MFP fazem pães saborosos mas com um sotaque “alemão” e já li por aí que nem toda a gente os aprecia por não estar habituado ou por ser ligeiramente mais salgados, mas nada como os experimentar. Além das farinhas preparadas para a MFP, o Lidl também tem as farinhas de trigo ditas normais, com e sem fermento. Eis as ditas farinhas:

Farinhas trigo com e sem levedura:

Farinhas trigo do Lidl

Pão Camponês (farinha trigo: 76% e farinha centeio: 16%)

Pão Camponês

Pão de Sementes Vital (farinha trigo: 68%, farinha centeio: 10%, sementes girassol: 5%, sementes linhaça: 5% e flocos de cevada: 5%)

Pão de Sementes Vital

Pão Rústico de Farinha Integral (farinha trigo integral: 68% e farinha centeio integral: 24%)

Pão Rústico de Farinha Integral

Pão de Sementes de Girassol (farinha trigo: 58%, farinha centeio: 15% e sementes girassol: 20%)

Pão de Sementes de Girassol

Pão Trigo Ciabatta (farinha trigo: 88% e sémola de trigo duro: 6%)

Pão de Trigo Ciabatta

Estes farinhas fazem belos pães e normalmente basta adicionar 350 ml de água morna e colocar a MFP no programa de pão básico ou pão integral. Como são farinhas mais caras, pode-se traçar estas farinhas com farinha trigo sem fermento que produzem um pão mais fofo. Eu em vez de cozer um pão com 500 g desta farinha, coloco apenas 330 g desta farinha e os restantes 170 g com farinha de trigo sem adicionar mais fermento, mas também se pode colocar apenas metade desta farinha e a outra metade com farinha trigo tipo 65, adicionando um pouco mais de fermento que assim fica o pão mais leve e dificilmente não há quem não goste do pão produzido, tal como a Paula comentou no outro artigo sobre  as farinhas da Nacional.

E bom proveito!

Categorias:Farinhas Tags:
  1. Joana
    15/12/2009 às 22:49

    Olá! Comprei uma Home Bread XXL da Tefal e a farinha do Lidl Rivercote com sementes de girassol e estou na dúvida em que programa devo usar esta farinha! Alguém pode ajudar-me sff?
    Obrigada!

  2. 15/12/2009 às 23:03

    Viva

    Na parte de trás do pacote de farinha tens as instruções de como fazer o pão na MFP, a quantidade de água que julgo ser 350ml e usar o programa normal ou básico de 3 horas.

    Cumps
    RedTuxer

  3. Joana
    16/12/2009 às 0:12

    Pois realmente aqui no pacote diz normal/dourado/escuro, mas pensei que isso fosse para escolher o aspecto exterior do pão. Na minha máquina posso escolher entre o programa de pão básico e o integral, daí a minha dúvida sobre qual seria o melhor para esta farinha. E em relação às primeiras fotos que puseste neste post, estas farinhas podem ser usadas para fazer pão na máquina? É que tenho usado a autolevedante para bolos que vão ao forno… A farinha t65 é a mais indicada para a MFP ou será melhor a t55? Devo procurar uma farinha específica para pão ou MFP ou desde que diga t55 ou t65 posso usar qualquer uma dessas? Desculpa as questões todas, mas acabei de receber a máquina e ando às voltas com isto… Agradeço-te desde já o tempo que estás a perder!

  4. 16/12/2009 às 10:39

    Viva
    Lá no pacote diz isso mas umas linhas antes dá as instruções de como fazer o pão na MFP, letras pequenas enfim e passam despercebidas, eu que o diga 🙂
    Salvo erro, apenas o pacote de Pão Rústico de farinha integral é que pede o “programa integral”, os outros são todos o “programa pão básico”. A diferença entre esses dois programas é que o integral demora cerca de 1 hora mais, aquece logo a farinha e os líquidos antes de amassar, nada de mais….

    Quanto às fotos, o pacote azul é farinha trigo T65 que é ideal para o pão, a amarela é igual apenas tem fermento já incorporado. Eu aconselho a usar a farinha sem fermento, torna-se mais versátil para nós usarmos a farinha para receitas mais elaboradas enquanto que a farinha já com fermento exige sempre água e limita um pouco a criatividade das receitas.
    Tanto a farinha T55 como a farinha T65 servem para o pão, mas a T65 é a mais indicada, tem a haver com o tamanho do grão de farinha.

    É normal haver duvidas, tambem tive muitas e ainda tenho algumas mas à medida que vou fazendo pão, vou praticando e aprendendo, e conto sempre com muitas dicas que fui buscar à net dalguns craques da MFP. Pergunta sempre!

    RedTuxer

  5. Joana
    16/12/2009 às 12:33

    Obrigada! Deste-me dicas preciosas! Então na maior parte das vezes que fizer pão o mais provável é usar o programa para pão básico… Acho que a quantidade de programas desta máquina também me confunde! Suponho que qd comprar farinha de outras marcas tb hão-de indicar-me a melhor maneira de a usar na MFP. Estou curiosa em relação à do pão de soja… E em relação ao fermento, estas farinhas do LIDL já o têm incorporado, certo? O melhor será comprar daquele fermento de padeiro à parte e eventualmente usá-lo se a receita o pedir?

  6. 16/12/2009 às 13:03

    Viva
    Sim, o mais natural é usares a maior parte das vezes o “programa básico”.

    O pão de soja é feito com farinha de soja, um pacote que se vende no Continente e, acho, no Modelo e já vem com fermento incorporado. Segundo as instruções são 300ml de água e 2 colheres de sopa de óleo/margarina, programa básico da MFP.

    Essas farinhas do Lidl são alemãs e já vem com fermento incorporado.

    O fermento de padeiro seco, granulado, convém te-lo pois muitas das receitas que por aqui circulam usam a farinha normal sem fermento e será preciso adicioná-lo.

    Cumps
    RedTuxer

  7. Joana
    16/12/2009 às 13:19

    Uma última dúvida. Quando aqui dizes: “Eu em vez de cozer um pão com 500 g desta farinha, coloco apenas 330 g desta farinha e os restantes 170 g com farinha de trigo sem adicionar mais fermento, mas também se pode colocar apenas metade desta farinha e a outra metade com farinha trigo tipo 65, adicionando um pouco mais de fermento que assim fica o pão mais leve…” a farinha que usas para cortar é a a do pacote azul do LIDL, q é farinha de trigo t65? Ou referes-te a dois tipos de farinha com as quais podes cortar as já preparadas p MFP?

  8. Joana
    16/12/2009 às 13:21

    Uma última dúvida. Quando no post dizes que cortas a farinha do LIDL, a farinha que usas para cortar é a a do pacote azul do LIDL, que é farinha de trigo t65? Ou referes-te a dois tipos de farinha com as quais podes cortar as já preparadas para MFP?

  9. 16/12/2009 às 14:19

    Boas

    Uso farinha de trigo sem fermento, como aquela azul do Lidl, mas podia ser doutra marca. E ponho um pouco de fermento mais, 1 colher chá fermento seco. Não ligues a isso da farinha T65 ou T55, é quase a mesma coisa…

    Quando uso aquelas farinhas do Lidl, as alemãs, costumo colocar 330g dessa farinha e 170 de farinha trigo sem fermento e não coloco mais fermento porque o fermento que vem já com as farinhas alemãs chega para tudo.

    RedTuxer

  10. Joana
    16/12/2009 às 14:50

    Obrigada pela tua ajuda! Vou já comprar os ingredientes necessários e experimentar a máquina. Depois digo-te o resultado😉

  11. Garcia, J J
    02/11/2011 às 14:44

    Olá.
    Alguém saberia informar-me onde encontro as farinhas acima indicadas, aqui em Curitiba?

  12. 02/11/2011 às 17:01

    Não sei te responder porque não sei que lojas existem por aí no Brasil, mas estas farinhas são alemãs. Não há por aí lojas que vendam produtos alemães?

    Cumps
    Red

  13. JMC
    17/01/2013 às 18:12

    Dicas sempre úteis para quem está a dar os premeiros passos. Vamos continuar a treinar e desdee que o Pão vá saino bem, óptimo…

  14. 17/01/2013 às 19:03

    Em caso de dúvidas, apite… 🙂

  15. JMC
    17/01/2013 às 19:25

    Já agora, então e o Pacote branco, que agora é amarelo, Castello (Farinha de Trigo Autolevedante, para usos culinários) tem de se acrescentar Fermento, para fazer Pão?
    É que eu já fiz com esta Farinha 2 receitas do livro (programa 2 Solto) que acompanha a MFP LIDL e pareceu-me que o Pão terá crescido demasiado?!

  16. 17/01/2013 às 20:09

    Normalmente as farinhas autolevedantes, contém um fermento que é ativado com o calor, ou seja, faz crescer o pão ou bolo com as temperaturas elevadas do forno e não com a massa em repouso. Esse fermento que é adicionado é o fermento químico, um pó branco como aquele fermento da Royal.

    Depois há os fermentos biológicos, são aqueles que se compram na padaria ou os secos granulados como os que se vendem nos supermercados (Fermipan, Ramazotti, Vahiné) e que fazem crescer a massa quando em repouso após amassada. Funcionam com a humidade a uma temperatura ambiente.
    Juntando os dois pode dar-se esse resultado, mas é certo que quando uma massa tem fermento a mais, ela cresce muito antes do início da cozedura e depois vem abaixo.
    O LIDL tem boas farinhas já preparadas para a MFP, talvez ligeiramente mais salgadas, mas muito boas. Já as experimentou?

  17. Maria Fernanda
    22/01/2013 às 22:22

    As farinhas para a MFP /Rivercote) são extremamente salgadas! Nunca mais compro.

  18. Isabel
    20/06/2013 às 11:35

    No LIDL de Torres Vedras e no do Campo Grande, não consigo comprar a farinha de Sementes Vital

  19. 20/06/2013 às 18:18

    No Lidl não tem o costume de vender muitos produtos nacionais…

  20. Julio Costa
    10/09/2013 às 18:10

    Boas, por motivos de saúde o medico aconselhou me a fazer o meu pão em casa com farinha biológica, só que as farinhas que encontro nos supermercados bio não correspondem a que vem indicado no manual da maquina. No manual da maquina diz T55 mas eu só encontro T80 e a de centeio também só encontro de T170. Isso interfere na confeção do pão? Se alguém me puder ajudar agradecia.

  21. 10/09/2013 às 21:44

    As farinhas T55 são mais finas, mais indicadas para bolos. As T65 e superiores, não são tão finas e melhores para pão e para a saúde. Não interfere na confeção do pão….

  22. Maria Félix
    11/09/2013 às 10:06

    Para mim, as farinhas do LIDL só têm um senão: são muito salgadas!

  23. Julio Costa
    11/09/2013 às 17:52

    Desde de já agradeço a vossa ajuda e peço novamente ajuda para outra situação. O livro que vem com a maquina não trás receitas para pão de centeio se alguém tiver algumas que me pudesse enviar, se me souberem informar se existe algum livro no mercado com receitas de pão para estas maquinas também seria útil. Obrigado.

  24. 11/09/2013 às 20:08

    Há muitos livros sobre pão à venda, é só escolher. Mas pesquisando um pouco na net encontram-se dezenas ou centenas de receitas com farinha de centeio, basta googlar por “pão centeio receita”, por exemplo.

    Cumps

  25. Julio Costa
    13/09/2013 às 19:43

    Boas, segui o seu concelho e encontrei algumas, já agora se me pudesse ajudar na questão do tamanho, é que tudo que encontrei é só para 500g +- , a alguma regra para aumentar na farinha e no fermento para ele sair maior?

  26. joão manuel
    18/09/2013 às 11:13

    BOM DIA
    ALGUM SABE DISER ONDE COMPRAR O PÃO INTEGRAL DE SEZAME E LEITE DA REVERCORTE, TIPO BULACHA, ERA VENDIDO POLO LIDLE, MAS JÁ ACABOU NESTE IPERMERCADO.

  27. luisa ferreira
    02/10/2013 às 12:03

    Bom dia as farinhas do lidl são de fato mais salgadas… já fiz a experiência 50:50 e sem mais fermento e funciona na perfeição…. o mesmo não aconteceu hoje nas farinhas da nacional fiz da pão equilíbrio metade dessa e metade T65 e o pão não cresceu como as outras…. ficou pequeno e maçudo…. ora a minha questão é para as da nacional temos então de usar a regra 330+170+1 colher fermento? ou 50:50+1 colher fermento? ou so mesmo as 500g da nacional?? quem já testou???obrigada

  28. 02/10/2013 às 18:36

    A experiência é que nos ensina, coloque uma colher de fermento junto com a mistura da Nacional e já deve dar…

    Cumps

  1. 09/11/2014 às 8:31

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: