Início > Vinhos > Aliança Underground Museum

Aliança Underground Museum

No passado mês de Agosto tive a oportunidade de visitar o Aliança Underground Museum, uma exposição de 7 colecções de Joe Berardo, a qual está presente nas caves da Aliança Vinhos de Portugal em Sangalhos (Anadia) desde finais de Abril.

Os túneis e caves subterrâneas, juntamente o cheiro inebriante do vinho e aguardente em estágio, resultam num cenário único e inovador para apreciar a arte que Joe Bernardo colocou em exposição para apreciação de qualquer visitante.

São 7 as colecções que se podem visualizar durante a visita guiada, nomeadamente:

  • Colecção Arqueológica;
  • Arte Etnográfica Africana;
  • Escultura Contemporânea do Zimbabué;
  • Colecção de Minerais;
  • Colecção de Fosseis;
  • Cerâmica da Caldas;
  • Azulejos.

Esta visita foi um verdadeiro festim para os sentidos, em primeiro lugar pela beleza visual da exposição, do espectáculo de cores, luz e sombra presente em várias áreas, onde destaco a “sala rosa” , em segundo lugar pelo impacto olfactivo, em certas zonas o aroma do vinho e da aguardente em estágio chega a ser inebriante. À medida que se vai descendo nas caves há uma alteração também muito subtil, passa-se do calor (neste dia a temperatura exterior passou os 30º) para uma sensação de frescura e por outro lado à medida que se desce para as caves, torna-se mais audível o som dos cantos gregorianos que está sempre presente nas caves. Por fim, a degustação, a visita não termina sem que o visitante tenha a oportunidade de provar um Vinho Espumante Aliança.

A visita inicia-se e termina na loja de vinhos, não faltado por isso oportunidade de adquirir algumas garrafinhas…e a escolha é muita.

O Aliança Underground Museum está aberto de Segunda a Domingo, tendo visitas guidas em 5 horários diferentes, com uma duração de 1 hora aproximadamente, com direito a um brinde final com vinho espumante. Ah…e as visitas são grátis! Como tal, não há  desculpas para não visitar uma exposição como esta.

Categorias:Vinhos Tags:
  1. 12/09/2010 às 9:56

    Fui lá ainda a exposição não estava completamente colocada nos sitios, mas já dava para ver que iria ser qquer coisa engraçada. Ainda lá hei-de passar…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: