Início > Vinhos > Prova de Vinhos do Douro, Bairrada e Trás-Os-Montes

Prova de Vinhos do Douro, Bairrada e Trás-Os-Montes

No passado dia 20 de Março, numa nova parceira dos Blogs Sabores e PaladaresComer, Beber e Lazer, foi efectuada mais uma prova de vinhos conjunta na ViniPortugal. Apesar de agradados pela simpatia constante de quem apresentava e servia os vinhos, não deixámos de ficar um pouco desapontados pela limitada escolha disponível. Deste modo, das regiões presentes na prova, a nossa escolha recaiu sobre dois vinhos do Douro, e novamente sobre um vinho da Bairrada e de Trás-os-Montes.

A primeira prova foi efectuada ao Branco Terras do Salvante de 2008 (Trás-Os-Montes). Cor de um amarelo claro, aroma agradável e não muito intenso, mas com notas bem definidas de engaço de uva. Na boca é suave com uma leve acidez, apesar do final curto é muito agradável e equilibrado. Acompanha bem peixe grealhado. A nossa classificação: 16/20.

De seguida, um Tinto Ataide Semedo Reserva de 2008 (Bairrada). Cor rubi opaca mas límpida e um aroma intenso a frutos vermelhos. Na boca revelou-se algo adstringente, encorpado e com tâninos bem definidos, o final é agradável mas algo esbatido. Acompanha bem carnes vermelhas. Foi, sem dúvida, o vinho que mais desiludiu, tendo sido classificado com 13/20.

Seguiu-se um tinto, o Óbvio 2005 (Douro). Este vinho, de cor rubi com tons alaranjados, apresenta um aroma intenso e equilibrado, notando-se o aroma a fruto s v ermelhos e a especiarias. Na boca revelou ao inicio alguma adistringência, mas de curta duração, demonstrou também ser encorpado com um final de média duração. Uma boa escolha para acompanhar um bom queijo e que classificámos com: 14/20.

Por último, o Tinto Cistus 20067 (Douro). De cor rubi, apresenta um aroma doce e abaunilhado, alguns laivos também de frutos vermelhos. As expectativas criadas pelo aroma confirmaram-se na boca: Complexo, mas equilibrado com taninos suaves e muito agradável. O final não muito longo, mas sem duvida cativante. A nossa classificação: 16/20.

Para o mês que vêm há mais..

  1. 29/03/2010 às 22:59

    Mais uma manhã muito bem passada e proveitosa. Pena é, de facto, que nem todas as regiões colaborem com estas iniciativas da ViniPortugal.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: