Início > Vinhos > Prova de Vinhos da Bairrada e Trás-Os-Montes

Prova de Vinhos da Bairrada e Trás-Os-Montes

No passado dia 13 de Março os autores dos Blogs Sabores e PaladaresComer, Beber e Lazer, efectuaram uma prova de vinhos conjunta na ViniPortugal. Das regiões presentes na prova, a nossa escolha recaiu sobre três vinhos da Bairrada e um de Trás-os-Montes.
A primeira prova foi efectuada ao Tinto Reserva Quinta do Poço do Lobo de 2007 (Bairrada). Um vinho de cor rubi, com um aroma bastante frutado a frutos vermelhos e negros como a framboesa, a amora ou as bagas silvestres. De notar ainda um ligeiro toque a fumo. Na boca apresentou-se bem estruturado, com tâninos suaves e um final agradável embora não muito prolongado. A nossa classificação: 14/20.
De seguida, um Tinto São Domingos Reserva de 2004 (Bairrada). A cor rubi mais opaca que o anterior e um aroma que embora pouco intenso se revelou bastante interessante na nossa tentativa de descoberta do que para ali se podia sentir. Na boca revelou-se algo adstringente, com tâninos médios e com um final marcante, mas de pouca duração. A nossa classificação: 13/20.
Seguiu-se uma pausa e um lavar de boca para a prova seguinte. Um Branco. O Volúpia 2008(Bairrada). Este vinho, de cor amarela clara e cítrica, apresenta um aroma floral marcante com algumas notas de frutos tropicais, talvez abacaxi maduro. De acidez média, na boca é essencialmente citrino, mineral e bastante fresco. Uma boa escolha para um peixe grelhado e que classificámos com: 15/20.
Por último, o Tinto Encostas do Rabaçal Trincadeira 2006 (Trás-os-Montes). De cor rubi bastante mais opaca que os anteriores tintos observados apresenta um aroma forte a madeira, cogumelos e terra. Na boca uma verdadeira surpresa. Equilibrado, cheio, pouco adstringente e de tâninos suaves tendo um final deveras agradável e persistente. A surpresa do dia que classificámos com: 15/20.
Para a próxima há mais.
Categorias:Vinhos Tags: , ,
  1. 18/03/2010 às 1:16

    Um Prazer. Gostei desta experiencia e concerteza que haveremos de a repetir.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: