Início > Restaurantes > Restaurante A Tapadinha

Restaurante A Tapadinha

Em Lisboa os restaurantes russos não abundam, apenas tenho conhecimento do Kalashnikov na Mouraria e o restaurante “A Tapadinha” em Alcântara, sendo este o que finalmente experimentei. É certo que é gerido por portugueses mas a cozinha está nas mãos dum cozinheiro russo e pelos vistos é possuidor dumas mãos mágicas tal o elogio que as nossas papilas gustativas lhes deram!

O espaço é pequeno, cabem talvez umas 25 pessoas mas existe um segundo salão na cave para mais de 50 pessoas que eles costumam reservar para grupos e não só. Quanto ao espaço do R/C as cores dominantes são o branco, o preto e o vermelho, com as paredes forradas com cartazes de inspiração soviética o que dá a sensação de estarmos em Moscovo nos anos 70, mas com toques de modernidade. A hora do almoço é bastante sossegada sendo que as horas de jantar são bastantes concorridas pois o restaurante também funciona como bar bastante procurado pela diversidade de vodkas, havendo necessidade de fazer reservas caso se queira visitá-lo à Sexta-feira ou ao Sábado.

A Tapadinha

A atendimento é simpático quanto baste, um pouco lento até. Dá para as encomendas… A ementa é variada mas à noite parece haver ainda mais escolha. Os pratinhos de petiscos são baseados em queijos enriquecidos com ervas aromáticas e eu aconselho vivamente a experimentar. A carta dos vinhos está bastante enriquecida pelas variedades de vodka e em especial, pelas vodkas aromatizadas com frutos ou ervas aromáticas, sendo produzidas lá na casa. Tenham algum cuidado com o tipo de aroma que escolhem com o vodka pois alguns deixam-nos logo bem dispostos. Escolhemos o vodka com limão e após dois shots antes dos petiscos percebemos que o limão é danado de perigoso 🙂

Pão

Quanto aos pratos deixámos-nos recomendar pela casa e ficámos bastante agradados com o que comemos, um frango Kiev recheado com vegetais:

Peito Frango Kiev recheado com Vegetais

E um lombo porco panado com nozes e creme, que estava simplesmente divinal:

Lombo Porco Panado com Nozes e Creme

Achei muito interessante e saboroso a variedade de ingredientes colocados em cada prato, obrigando-nos a tentar descobrir quais os elementos e como foram preparados em cada prato. As sobremesas são muito interessantes mas as panquecas russas demoram um pouco a chegarem à mesa.

A despesa por pessoa não é elevada face às descobertas de sabores russos que experimentámos. A voltar, definitivamente!

Preço médio: €20
Atendimento: Satisfatório
Estilo: Moderno com influencia soviética anos 70
Pratos: Russos
Classificação pessoal: 8/10

Categorias:Restaurantes Tags: ,
  1. 31/01/2010 às 20:28

    Já lá estive há muitos anos. Ainda dava aulas na Dr. Azevedo Neves, fui convidado pelos meus alunos e achei interessante, mas na altura não fiquei fã. Talvez voltando agora descubra mais sobre a cozinha russa.

  2. 03/02/2010 às 20:36

    Eu já lá fui duas vezes e agora fiquei com saudades de voltar. Gosto muito de uma espécie de lasanha de legumes e um peixe com molho de romã que eles costumam ter. Nas vodkas nunca me aventurei.

  3. 21/09/2011 às 20:12

    Em Cascais há um restaurante russo mas está um bocado escondido. Chama-se Stanislav. Fui lá recentemente e fiquei muito satisfeita. Caso estejam interessados, é na Rua Carlos Ribeiro, 50 Loja 9, no Edifício Visconde da Luz.. Tive pena de ver o restaurante vazio, só lá estava eu e a minha irmã. Comi como entrada beringelas gratinadas com queijo e uma salada de arenque. Como pratos principais, blinis e frango kiev e como sobremesa ameixas recheadas com noz e regadas com molho de vinho, uma delícia. Agora fiquei com vontade de experimentar mais cozinha russa e o restaurante Tapadinha.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: