Início > Pão > Mau dia para o pão…

Mau dia para o pão…

Ontem foi um mau dia para o pão, para mim e para a humanidade que ficou privada de outra boa receita de pão. Alguém me consegue explicar porque raio usando uma mesma receita testada várias vezes com sucesso, cuja farinha não precisa de fermento e não leva sal, desta vez o pão recusa-se a crescer?* E porque raio testando outra receita, sendo as farinhas diferentes, embora levando uma pequena quantidade de sal como é costume, levando fermento como é normal, a massa também se recusa a crescer e nem com ameaças de levar com um pau, ela cresce?? E não, não estou com o período como a minha Maria insinuou.🙂 É que se conseguisse perceber o que está de errado, tentaria corrigir para fazer melhor, mas não estou a perceber….
Bom, pelo menos o pão que tentei inventar e não resultou, tornou-se um belo bolo saboroso como há muito não comia! Mas voltarei a tentar criar esse pão para publicar aqui.

*Pão com chouriço/bacon, cujos ingredientes são farinha já com fermento, ovos, margarina/azeite e água.

Categorias:Pão Tags:
  1. paula
    24/08/2009 às 13:51

    A farinha com fermento que se usa nos bolos tem fermento químico ( bicarbonato de sódio e outros) que produz dióxido de carbono ao entrar em contacto com líquidos, por isso os bolos têm de ir para o forno logo após a junção do fermento. Se o pão for feito na máquina ou tiver de levedar algum tempo tem de se usar fermento biológico (padeiro) que contém leveduras. As leveduras são fungos unicelulares que usam os açúcares da farinhas para se desenvolverem e no processo produzem dióxido de carbono que faz crescer a massa. Esta fermentação leva algum tempo e necessita de condições adequadas por ex. temperatura. Resumindo todas as massas levedadas têm de usar fermento biológico e não fermento químico ou farinhas que o contenham.

  2. 24/08/2009 às 16:51

    Num primeiro pão usei farinha sem fermento e adicionei-lhe fermento seco, como tenho feito “n” vezes. Não cresceu. É certo que era uma experiencia com um pão novo, mas….
    No segundo pão usei farinhas já fermentadas e novamente se recusou a crescer, coisa que me aconteceu a primeira vez com esta farinha e nesta receita que já fiz várias vezes.

    Mas ainda estou a investigar e a fazer experiências, desconfio de duas ou três coisas, logo verei…

    Obrigado pela informação.

    Cumps

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: