Hambúrguer de Tofu e Seitan com Queijo de Cabra acompanhado de Beringelas e Cogumelos Agridoces
Ontem resolvi pegar na receita de beringelas agridoces da Cozinha da Risonha e criei um almoço vegetariano para mim. Claro que alterei a receita original e coloquei mais um item que julgo ser muito interessante, o hambúrguer de tofu.
A receita original das Beringelas Agridoces está aqui, a alteração que fiz é esta:
1/2 beringela média
6 cogumelos médios
2 dentes alho
1 cebola média
1 colher chá mel cana
1 colher chá vinagre sidra
1 colher chá molho soja
sal e pimenta rosa q.b.
sementes de sésamo
A preparação é a mesma da receita original só que adicionei os cogumelos cortados em quartos junto com a cebola, e polvilhei todo o preparado com pimenta rosa. Alguém mais prefere a pimenta rosa em relação às outras como eu?
Quanto ao hambúrguer, eu escolhi o medalhão de tofu e seitan mas poderia ser o hambúrguer de soja ou outro que preferirem, há muitos à escolha e todos saborosos.
Ingredientes:
1 Medalhão de Tofu e Seitan
1 colher sopa óleo
1 dente alho
1 cheirinho de sal e pimenta
1 rodela Beringela
1 rodela queijo cabra
Prepara-se uma rodela de beringela como a receita anterior, ou seja, deixa-se com sal e depois é lavada e seca, e por fim salteada. Frita-se o medalhão como se fosse um hambúrguer de carne, óleo com alho, sal e pimenta e quando estiver quase pronto, coloca-se por cima a rodela de beringela e a rodela de queijo cabra, e deixa-se acabar de fritar com o lume baixo e com a tampa por cima para ficar mais quente e derreter um pouco o queijo. Sugestão: pode-se substituir a rodela de beringela por uma rodela de tomate que também fica divinal!
Entretanto coloca-se água ao lume e quando começar a ferver metem-se os brócolos durante 2 minutos, após esse tempo estão prontos a servir.
Acompanha-se o hambúrguer e as beringelas com umas fatias ou cubos de melancia fresca que é sempre deliciosa e se fizerem este prato, o resultado será com certeza melhor que este abaixo:
O molho agridoce é excelente e aconselho a usar um queijo de cabra com sabor forte e não muito seco. A cor escura no prato deve-se muito ao molho (soja e o mel). São servidos?
E bom proveito!
ola 🙂
Vim retribuir a visita e aproveitei para conhecer o teu blog que ta muito fixe, quando me dedicar ao pao venho ca sempre para tirar uma ideias e aprender 🙂
bjs
PS: se sempre fizeres o arroz de coentros dp diz-me o que achas-te.