Início > Bolos > Praticando com bolinhos

Praticando com bolinhos

Como informei no início deste blogue, sou um amador das artes de culinária que tem andado a descobrir os prazeres da cozinha mas do lado de dentro, não na mesa. Devo fazer notar que os prazeres na mesa são agora realçados por andar mais pela cozinha! Tenho de aprender muitas técnicas, praticar muito e tento sempre fazer inovações ou pelo menos fazer diferente para melhorar a receita original. Muitos pratos são os que sempre fizemos, outros que tentamos imitar a partir dos pratos que experimentámos em restaurantes vários, outros a partir de receitas de livros ou de receitas que encontro noutros blogues. E digo isto na primeira pessoa do plural porque a minha esposa também me acompanha nestes prazeres.

Nos últimos dias tenho tentado imitar algumas receitas que encontro na net, em particular receitas de bolinhos e biscoitos, coisa que eu não imaginava ser tão simples de fazer! Bom digo agora, há uns meses atrás diria diferente🙂 Mesmo assim, o resultado nunca sai tão bem como vejo nas fotos donde tento imitar o produto, mas a cada tentativa sinto que faço melhor e com menos dificuldades.

Comecei com uns bolinhos de Maizena para aproveitar uma caixa dessa farinha que aqui tinha ao abandono e apesar de terem logo desaparecido do prato, não ficaram grande coisa mas aprendi com os erros e dificuldades dessa pequena empreitada.

De seguida fui ao ataque com uns bolinhos de canela que apesar do aspecto não ser o mais apelativo, garanto que estão divinais! E logo eu que adoro doces com canela! Fica aqui uma foto que apenas mostra o lado menos apelativo, a imagem:

Bolinhos Canela

Depois saltei para uns bolinhos de fécula de batata que alterei para bolacha de fécula de batata mas não ficaram grande coisa, mais parecem os famosos “Areias”. Mas comem-se e amanhã ou depois já não existirão!

Bolachas de Fécula Batata

Como adoramos tapioca, produto não muito conhecido por Portugal, fiz Tapioca Doce com algumas alterações e está simplesmente divinal! Uma das alterações que faço em doces é substituição do açúcar branco refinado por açúcar amarelo, dá aquele gostinho especial!

Tapioca Doce

E se eu sou tão amador, por que raio sou desafiado pela sushibaby a fazer uma receita e publicá-la aqui? Acho que ela quer que eu passe vergonhas, mas vou tentar fazer qualquer coisinha de diferente e que não pertença à família das sandes para publicar aqui, com as respectivas fotos.

E bom proveito!

Categorias:Bolos Tags: ,
  1. 09/08/2009 às 22:20

    Ola de todo não quero que passes vergonha, acho que tens imenso potencial e quis apenas espicaçar-te…

  2. 10/08/2009 às 10:52

    Tudo isto que mostraste está com muito bom aspecto, não entendo porque essa desanimação!

    Os bolinhos de canela são sempre assim, castanhos, envoltos em canela e com as tradicionais “rachas”.

    Para os biscoitos deixo-te um truque para que pareçam melhores, polvilha com açúcar em pó!
    É muito simples, não é?
    Mas acredita que os tornará muito diferentes… polvilhados “em neve” com umas raspas de laranja ou de limão transformam completamente… depois diz-me o que achas!

    Quando á tapioca não me posso pronunciar pois nunca provei nem nunca fiz. À primeira vista parece arroz doce, e tem muito bom aspecto!

  3. 10/08/2009 às 11:50

    Viva

    @Sushibaby
    Obrigado pelo elogio e pela forcinha 🙂

    @Luísa
    Mas eu não estou desanimado!!! Apenas constato que ainda tenho de praticar muito😉
    Obrigado pela dica e aconselho-te vivamente a experimentá-la!

    Cumps

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: