Início > Farinhas > Farinhas para a MFP, as da Nacional

Farinhas para a MFP, as da Nacional

Quando comprei a a máquina de fazer pão (MFP) fui logo de seguida comprar farinhas, fermentos, sementes mas logo as dúvidas começaram a aparecer sobre o que deveria comprar. Há farinhas ditas normais, outras para bolos, outros já preparadas para a MFP mas não percebia porquê, onde raio se vendiam as sementes, qual o fermento ideal, enfim, um mar de dúvidas…

Com o passar dos dias lá fui percebendo a coisa e para os que decidam comprar uma MFP não fiquem como eu, vou dando algumas explicações. As receitas que normalmente aparecem pelos blogues, ou aquelas que vem com a MFP, referem-se a farinhas sem fermento que qualquer supermercado tem e até com marca branca. Existem pelos menos três marcas que produzem farinhas já preparadas para a MFP, ou seja já vem com fermento. A cadeia de supermercados Lidl tem umas excelentes farinhas provenientes da Alemanha que irei falar brevemente, o Continente também já tem algumas farinhas próprias como esta para o fabrico de pão de sementes:

Farinha Continente Pão Sementes

A farinha acima tenho-o já para a experimentar e enquanto não saber se vale alguma coisa, não escreverei sobre ela. Boas farinhas e também mais caras, são as farinhas da marca Nacional que tem três variantes: Pão Vitale, Pão Caseiro e Pão Rústico. Com estas farinhas basta juntar água de preferência morna e ligar o programa que é certo que teremos um belo e saboroso pão! Estes pacotes ainda trazem algumas receitas para podermos fabricar outros pães bastante saborosos!! Estas farinhas tem a particularidade de crescerem pouco aquando da fermentação mas ao cozer crescem bastante, o contrário do que acontece com as farinhas do Lidl.

Pão Vitale

Pão Caseiro

Pão Rústico

Ainda deixo aqui uma foto duma farinha que acho essencial para termos sempre perto da MFP pois serve para criar bons pães e é bem mais saudável que a farinha de trigo, refiro-me à farinha Integral da Nacional:

Farinha Integral

Falarei brevemente sobre outras farinhas bem como das sementes e outros ingredientes que julgo serem importantes para criarmos saborosos pães.

Categorias:Farinhas Tags:
  1. 01/08/2009 às 12:17

    Gostei dessa aula sobre as farinhas😉
    É importante saber quais as melhores para obtermos um bom resultado.
    Bjos

  2. paula
    01/08/2009 às 20:03

    Como as farinhas que já estão prontas são muito caras e, principalmente as do Lidl, têm muito sal eu faço uma mistura 50:50 com farinha de trigo tipo 65 e junto um colher de chá de fermento seco(ou 10 g de fermento padeiro fresco). O pão não fica tão pesado e cá em casa todos gostam mais.

  3. 01/08/2009 às 20:45

    Viva

    Eu estou a usar 330 g destas farinhas+ 170 g de farinha trigo e não coloco nenhum fermento. Assim consigo tirar mais 50% dum pacote destas farinhas. Esta dica também a descobri num blogue, se calhar foi no teu, e só ia dizê-la quando falasse nas farinhas do Lidl.
    Espero que tenhas gostado do material que por aqui coloco e volta sempre pois haverá mais receitas novas…

    Bom proveito

  4. Ale
    14/05/2012 às 15:27

    Ola, gostaria de saber onde comprar tais farinhas em Brasilia. Saberia informar por favor? Obrigada,

  5. 14/05/2012 às 22:47

    Viva
    Desconheço onde se possa comprar estas farinhas no Brasil, pelo que eu saiba, apenas existem em Portugal, possívelmente noutros países europeus. Se alguem mais souber, que nos informe, agradeço desde já…

    RedTuxer

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: