Início > Culinária > Pequena história dum cozinheiro e padeiro amador

Pequena história dum cozinheiro e padeiro amador

Para quem tem me seguido por outras andanças, seja o Linux ou bicicletadas, concerteza irá se perguntar porque raio este gajo criou este blogue sobre assuntos que dizem respeito ao paladar. Confesso que é uma questão que tem a sua razão de existir ainda para mais para quem não sabia fazer um corno na cozinha! Mas aos poucos fui aprendendo alguns rudimentos da arte culinária com a minha cara metade enquanto pratico com ela, tive também a oportunidade de fazer um pequeno mas muito instrutivo curso na Vaqueiro e seguia sempre que podia os episódios do Oliver na TV.

Preparados??

O Chefe Pedro explicando como se faz!

Esta sobremesa, um creme de citrinos com rendinha de amêndoas, acabou por ser o meu trabalho no curso, junto com o meu colega:

Sobremesa

Entretanto chateei-me com os aumentos exagerados do pão na minha padaria de bairro, sentia falta de certos pães com sementes e de farinhas como encontrei noutros países da Europa, e resolvi comprar uma máquina de fazer pão (MFP) que tem sido o meu brinquedo.

MFP Taurus

Desde Maio que as panificadoras não vêem um cêntimo meu pela compra de pão! Tenho feito dezenas de pães diferentes, muitos feitos por receitas tiradas dos blogues que tenho assinalado na minha blogroll à direita, outros inventados, e com uma taxa de sucesso acima dos 95%. Nada mau para quem não sabia fazer um corno na cozinha e de pão não pescava nada!

E como tenho retirado muita coisa da net para imensa satisfação minha e da minha família, resolvi também colocar algumas receitas e dicas da minha autoria pois foram invenções minhas a partir doutras receitas.

Cumprimentos

RedTuxer

Categorias:Culinária Tags:
  1. 27/07/2009 às 12:25

    Olá RedTuxer e cara metade🙂

    Aqui estou eu para espreitar a tua cozinha. E que lindos pães!!!

    Também adoro inventar! Bem vindo ao mundo dos blogs de culinária. Contamos contigo para nos trazeres ideias novas. Boa continuação.

  2. 30/11/2009 às 16:15

    Acabei de conhecer esse blog, e confesso que oque me trouxe até aqui era o nome parecido com o meu…rs

    Vou aprender mais sobre a MFP aqui no seu.

  3. 30/11/2009 às 18:46

    @Dani

    Já tinha andado pelo teu blogue a espreitar… És de Santos ou São Paulo, fiquei curioso?

    RedTuxer

  4. Ana Aparicio
    03/03/2010 às 23:27

    Olá Red Tuxer,

    Ainda sou uma novata nestas andanças da maquina de pão. Fiz o meu primeiro pão ontem, o pão rústico da Nacional. Este fim de semana gostava de me aventurar mais e fazer um pão com base em farinha normal e tambem gostava de fazer um pão com chouriço. Podia me explicar como se junta o chouriço quando a máquina apita? É só colocar o chouriço aos pedacinhos para dentro da máquina e ela mistura? ou temos de ser nós a misturar com os dedos?

    Obrigada
    Ana

  5. 04/03/2010 às 8:12

    Viva

    Corta o chouriço em pedaços, convém tirar a pele dele, e é só juntar quando a máquina apitar. Ela depois mistura, não tem que se preocupar com isso.
    Caso queira fazer noutro formato, tipo “bôla” , então após a massa crescer/levedar retira-a da máquina, estende-a, junta o chouriço à mão, e faz o formato do pão desejado e leva-o ao forno. É à escolha…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

